Tipos de Cabelo

Porque existem diferentes tipos de cabelo?



 Você já deve ter percebido que no Brasil temos uma enorme variedade de cabelos. Existem cabelos extremamente lisos, cabelos lisos, cabelos ondulados e os cabelos cacheados e crespos. Você já parou pra imaginar o faz um cabelo ser tão diferente do outro? Bom, a diferença entre os diversos tipos de cabelo está ligada a estrutura dos fios, mais especificamente a composição dos fios.
Representação das interações intermoleculares no cabelo

  O fio de cabelo é basicamente composto de queratina como já vimos na aba "De que é feito o meu cabelo" (figura 1).  Um dos tipos de aminoácidos presentes na queratina é a cisteína.



 Quando outra cisteína encontra-se próxima a outra cisteína, ocorre uma interação entre os enxofres dessas moléculas, a eliminação do hidrogênio e a formação de uma ligação de dissulfeto. Quanto mais interações deste tipo, mais a estrutura de queratina se enrola. Cabelos cacheados e crespos possuem interações entre as cisteínas em sua estrutura, o que confere o formato espiralado ao fio. Outra interação responsável por esse enrolamento são ligações de hidrogênio presentes na estrutura. Elas também provocam uma torção na queratina, trazendo o formato espiralado. 
Estrutura bidimensional da queratina

 Ou seja, todo cabelo é composto basicamente da mesma forma, porém essas interações que mudam a forma do cabelo. Portanto, cabelos cacheados e lisos tem praticamente a mesma estrutura química, porém as interações são diferentes.
  
  Fascinante como a Química está em tudo, não é mesmo? Se quiser descobrir mais sobre  a Química dos cabelos, continue neste blog e clique na próxima aba. Não esqueça de responder ao questionário final clicando na aba formulários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário